POWER CORPUS

ARTES MARCIAIS
VOCÊ QUER LUTAR?
NÓS ENSINAMOS!
66 - 9994-3508
Taekwondo (em coreano: 태권도) , também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.
A Coreia era dividida em três reinos: Koguryeo, Paek-Je e Silla. O reino de Silla dominou toda a Coreia e pendurou até 1392, quando assumiram o poder os Yi. O reino de Silla criou um grupo de guerreiros conhecidos como Hwarang. Eles estudaram a história, filosofia Confuciana, ética e moral budista. As primeiras artes marciais coreanas desenvolveram-se com a fusão de estilos de lutas desenvolvidas pelos três antigos reinos coreanos. A mais popular destas técnicas era Taekkyeon, um dos segmentos de Subak. Apesar da rica história de artes marciais, as artes marciais coreanas desapareceram na obscuridade durante o final da Dinastia Joseon. A sociedade coreana tornou-se altamente centralizada e artes marciais foram malvistas em uma sociedade cujos ideais eram simbolizados por seus reis-eruditas. Durante seu reinado, Joseon consolidou o seu domínio absoluto sobre a Coreia, incentivou o fortalecimento dos ideais e doutrinas confucionistas na sociedade coreana, importou e adaptou a cultura chinesa. No entanto, a dinastia foi severamente enfraquecida durante o final do Século 16 e início do Século 17, quando as invasões pelos vizinhos Japão e Dinastia Qing ultrapassaram a península, levando a uma política cada vez mais dura de isolamento, pelo qual a Coreia se tornou conhecido como o Reino Eremita. No entanto, o Taekkyeon persistiu até final do Século 19.
A arte marcial coreana resurgiu como forma de renascimento depois dos conflitos e período de Ocupação japonesa da Coreia (1910-1945), quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais. Foi neste período que o Taekkyeon ganhou um grande impulso e teve desenvolvimento expressivo, tornando-se um dos quesitos para ingressar na vida militar. Nesta época, os progenitores do taekwondo foram enviados ao Japão, sendo expostos às artes marciais japonesas, enquanto outros foram enviados para a China e Manchúria. Quando a ocupação terminou em 1945, as escolas de artes marciais (Kwans) começaram a abrir na Coréia. Existem diferentes pontos de vista sobre as origens do Taekwondo. Alguns pesquisadores acreditam que foi quase inteiramente baseado em Karate. Alguns acreditam que foram baseados em antigas artes marciais coreanas: Taekkyeon e Subak,ou fusão entre artes marciais coreanas e estrangeiras.
No Brasil, em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation, juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em vários locais do Brasil.
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia, otaekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% de socos e 70% de chutes. Nos Estados Unidos, país onde o caratê era a arte marcial predominante nos anos 1980 e 1990, o taekwondo foi, por muito tempo, "erroneamente" chamado de "caratê coreano". As artes marciais coreanas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou à China. O taekwondo é bem mais que medalhas, títulos ou promoções dadas aos vencedores de "competições" por aí afora. Otaekwondo é a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, é desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregada no treinamento do taekwondo.
ESTILOS DE TAEKWONDO
ITF - International Taekwondo Federation
Primeira federação de Taekwon-do criada, criada pelo general Choi Hong Hi
WTF - World Taekwondo Federation
É o estilo olímpico, reconhecido pelos comitês mundiais como estilo oficial. Criada após a união de vários estilos de Taekwondo na Coreia do Sul.
STF - Songahm Taekwondo Federation
Criada pelo Grão-Mestre Haeng Ung Lee em 1983. Diferencia-se de outros estilos por incorporar treinamentos mais amplos, como defesa pessoal, armas, rupturas de madeira e programas especiais de acordo com cada praticante. Nas aulas, para além da luta competitiva, há treinos de defesa pessoal, projecções, torções e imobilizações. Para os cintos pretos, existe ainda a possibilidade de complemento dos conhecimentos com a aprendizagem do manuseamento de armas orientais. Dentre as armas treinadas no estilo, podem-se citar a catana, nunchaku, bastão (longo ou curto), tonfa (o popular cassetete), facas, kama, entre outras.
SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO TAEKWONDO - WTF
A caminhada do praticante de taekwondo é dividida inicialmente em gubs e, em seguida, em dans.
Cada gub (geup) corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada dan' corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalicio e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
A sequência tradicional é a seguinte:
As cores mencionadas acima não foram escolhidas arbitrariamente. São, de fato, baseadas na tradição. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Uma outra nomenclatura é usada para o faixa-preta júnior com até quinze anos de idade, chamada de "poom", vai do momento em que pega a faixa-preta pela primeira vez e é trocada de ano em ano (começa no primeiro e vai até o terceiro), se o faixa-preta junior chegar ao terceiro poom com doze anos (por exemplo) terá de esperar até aos quinze anos, para assim pegar o segundo dan e seguir como faixa-preta "normal". Só foram criados tres nivéis para isso já que é bem difícil de um taeknowdista chegar na faixa preta aos doze anos e assim, como troca apenas de ano em ano, não fica com o terceiro poom por mais de um ano.
SIGNIFICADO DAS CORES DAS FAIXAS:
BRANCA - 10ºGub/9ºGub "A pureza e a inocência" - a semente • Representa o início do aprendizado do Taekwon-do, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como, disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e autocontrole.
AMARELA - 8ºGub/7ºGub "A riqueza" - a terra •Representa o início da adaptação do aluno no Taekwon-do, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e muitos sao tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.
VERDE - 6ºGub/5ºGub "O crescimento" - a planta • Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwon-do. É uma etapa de amplo crescimento de seu conhecimento.
AZUL - 4º Gub/3º Gub "A liberdade" - o céu • Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.
VERMELHA - 2ºGub/1ºGub "Alerta" - o sol • Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos em sua academia. Seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência de suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que, como, quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.
PRETA - 1ºDan/10ºDan "Sabedoria e conhecimento" - o universo • É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes. A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o do-bok, a vestimenta característica dessa arte marcial. • A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2ºDan etc., até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.
TAEKWONDO - 태권도
(CAMINHO (DO) DOS PÉS (TAE) E DAS MÃOS (KWON)
Prof. Tiago Pasini do Nascimento - Faixa-Preta 1º Dan pela
HORÁRIO DE AULA:
SEGUNDAS , QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS
DAS 16:30 ÀS 18:00 HORAS
19:00 ÀS 20:00 HORAS


Desmonstração de Taekwondo
Taekkyeon - Pai do Taekwondo
Taekwondo em 1945
Melhores momentos das Olimpiadas de 2008
8º World Taekwondo Festival
Taekwondo vs Muay-thai
Taekwondo no cinema em 2012
Ordem das Faixas:
