top of page

CAPOEIRA

Instrutor Mauricio Aparecido Silva -  Corda Roxa
Representante Grupo Aruande em Sinop

 

 

HORÁRIO DE AULA:

QUARTA / SEXTA / SÁBADO

DAS 18:00 ÀS 19:00 HORAS

O QUE É CAPOEIRA?

 

Criado por escravos trazidos da África para o Brasil, durante o período colonial, a Capoeira é uma arte marcial que cresceu de sobrevivência. Pessoas foram trazidos de Angola, Congo e Moçambique, e com eles, trouxeram suas tradições culturais.


Eles esconderam a sua arte marcial e as tradições em uma forma de dança. Os povos africanos desenvolveram capoeira não só para resistir à opressão, mas também para a sobrevivência de sua cultura. Após a escravidão, eles continuaram a jogar capoeira. Sem emprego, muitos deles virou-se para as gangues. Rapidamente capoeira foi associado a crime e em 1892 tornou-se ilegal no Brasil. Se uma pessoa foi falado que prática da arte, eles foram punidos cortando os tendões da parte de trás de seus pés. Um ritmo, chamado de cavalaria, foi criado como um alarme que os alertou para a polícia. Pessoas que jogaram capoeira tinha apelidos para esconder a sua identidade à polícia. Muitas vezes, eles tinham mais de um. Começar um apelido se tornou uma tradição e as pessoas ganham um apelido geralmente em um batizado.


Capoeira era contra a lei por 20 anos até 1918. A primeira escola de capoeira que já existiu foi o de Mestre Bimba. Foi-lhe dado permissão para fazê-lo em 1937, depois de ter demonstrado a arte na frente do presidente Getúlio Varga. Capoeira foi finalmente reconhecido como um esporte nacional.


Há dois estilos principais de capoeira. Mestre Bimba é reconhecido como o pai da Capoeira Regional. O segundo estilo principal é a capoeira Angola, a mais lenta e menor para o jogo de chão mantendo os rituais e tradições da capoeira.

 

 

SIGNIFICADO DE ARUANDÊ

 

A palavra Aruandê foi derivada da palavra Luanda, a capital e maior cidade de Angola, África. Luanda, conhecida como Loanda, foi fundada pelo explorador português Paulo Dias de Novais em 1575, que chamou de "São Paulo de Luanda". A cidade tornou-se o centro do comércio de escravos da África para o Brasil de cerca de 1550 a c. 1850, crescendo para ser o maior porto para o tráfico de escravos da África portuguesa por mais de 300 anos. Foi em Luanda que os escravos eram reunidos, acorrentados, armazenados nos porões dos navios e enviados através do Atlântico para ser vendido.A transformação da palavra Luanda para Aruanda ocorreu lentamente.


Para as gerações precoce dos escravos, Luanda estava queimado profundamente na sua memória como a última visão tiveram de casa, seu último sabor de liberdade. Por esta razão, sempre que o escravo era transportado no Brasil, ele carinhosamente recordou e falou de sua cidade africana "Luanda". Escravidão continuou, e como o tempo passou, as crianças que nasceram em escravidão nunca viu África, nem uma cidade chamada de Luanda. Eles tinham nunca viajou em navios, nunca vi uma porta.


Duas ou três gerações em escravidão, a ideia de Luanda como uma cidade parecia completamente irreal. Quando eles ouviram os mais velhos falam de Luanda, não poderiam criar uma idéia de que uma cidade ou país onde as pessoas eram livres seriam semelhante. Assim, eles imaginaram que fosse algum tipo de "céu" ou terra prometida.


A idéia de ser capaz de voltar ao mundo da liberdade, um lugar mágico, tornou-se uma idéia que passou da boca de escravo do escravo. Como a palavra mantidos sendo repetida, o "L" mixturada com o idioma do Portugues, tomou em mais de um "AR" som e "Luanda" virou "Aruanda".


A idéia de Aruanda tornou-se uma visão forte, que sempre foi seguido por gritos de excitação, o som de "ê!" para dar ênfase."Aruanda ê"! O "a" no final de Aruanda logo desapareceu e juntou-se a "ê". Escravos brasileiros criou uma palavra para esta idéia do céu, a terra prometida: Aruandê.

Treino Equipe Aruandê em São Paulo

Significado do Aruandê

Dia da Consciena Negra em 2012 

Abertura - Mestre Armandinho

Prof. Tiago Pasini do Nascimento - Faixa-Preta 1º Dan de Taekwondo e Taeboxe 

© 2023 by ACADEMIA POWER CORPUS. Proudly created with Wix.com

bottom of page