top of page

JUDÔ
(Caminho-Suave
)

 

 

Sensei Responsável: Anisio Otavio de Oliveira Silva. Faixa-Preta 1º Dan

Professor interino: Thiago Costa Cavenaghi - Faixa Marrom 

 

HORÁRIO DE AULA:

SEM TURMAS NO MOMENTO

O QUE É O JUDÔ?

 

O Judô é uma arte-marcial que vem diretamento do Jiu-Jitsu, sendo considerado filho do Jiu-jitsu, seu objetivo principal e derrotar o oponente através de golpes jogando o adversário no chão. Transformou-se em esporte olimpico no ano de 1988 e é uma das artes mariciais mais praticadas no mundo todo, o Brasil possui uma das melhores equipes do mundo mandendo-se sempre entre os primeiros colocados em diversos campeonatos mundiais e olimpíadas.

 

 

HISTÓRIA DO JUDÔ

 

Tudo começou em 1882, com Jigoro Kano, um estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundava o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de amantes desta nobre arte.

O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: \"arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual\". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

Através de Eisei Maeda, por volta de 1922, o Judô surge no Brasil. O Conde de Koma, como também era conhecido, fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido.


Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.

Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um \"celeiro\" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão. Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem \"sua marca\" associada ao sucesso.

JIGORO KANO - HISTÓRIA DO CRIADOR DO JUDÔ

SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO JUDÔ

History Channel - Arma Humana - Judô

Judô Utilizado no Cinema

Mulheres no Judô

Judô no M.M.A.

Crianças e o Judô

Projeções do Judô

Rolamento - Treinamento Para Quedas

Prof. Tiago Pasini do Nascimento - Faixa-Preta 1º Dan de Taekwondo e Taeboxe 

© 2023 by ACADEMIA POWER CORPUS. Proudly created with Wix.com

bottom of page